Multas do novo sistema de estacionamento rotativo começam ser aplicadas a partir de 26/04/2019

Publicada em 25/04/2019 às 08:57
Relacionado a: Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

A partir de 26/04/2019, o Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS dá início ao funcionamento do novo Sistema de Estacionamento Rotativo Público.

Desde 15/04/2019, os 60 agentes de trânsito, juntamente com os 37 agentes da Guarda Municipal, trabalharam na orientação dos motoristas que utilizam o estacionamento rotativo, sem autuação aos infratores. Um total de 498 motoristas receberam orientações dos agentes por utilizarem o estacionamento rotativo fora das normas.

A partir de 26/04/2019, além de receberem orientações, os motoristas passarão a ser autuados por infração ao Código de Trânsito Brasileiro.

O estacionamento rotativo funciona das 8h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. É gratuito e permite a utilização de uma vaga por até duas horas ao dia. Após o período, o motorista é obrigado a retirar o veículo da vaga ou será autuado.

Das 905 vagas, 758 são para carros (2 horas de permanência), 30 para caminhões (1 hora), 33 para idosos (2 horas), 22 para pessoas com deficiência (2 horas), 35 para motos (2 horas) e 27 para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).

Caso não cumpram com a norma e deixem seus veículos nas vagas por um período maior do que o permitido receberão multa no valor de 195,23. A infração é grave e o condutor perde cinco pontos da carteira de habilitação. Os veículos também poderão ser guinchados. A mesma vaga poderá ser utilizada uma vez ao dia por cada veículo.

As vias em que o sistema foi implantado são as ruas dos Ginásticos, Mario Lobo, Luiz Niemeyer, Princesa Izabel, Dona Francisca, 15 de Novembro, do Príncipe, travessa Bachmann, 9 de Março, Jacob Richlin, Três de Maio, Rio Branco, Sete de Setembro, Padre Carlos, Marinho Lobo, Abdon Batista e Frederico Stoll.

Após a implantação de galerias do Projeto Rio Mathias, na área central o estacionamento será implantado também nas ruas São Francisco, São Joaquim, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho.