Maratona Cultural de Joinville 2018 apresenta programação com arte, tradições e entretenimento

Publicada em 10/05/2018 às 10:47
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM, Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Arte Maratona Cultural Joinville 2018

Nos meses de maio, junho e julho de 2018, o cenário artístico e cultural da cidade viverá período de efervescência, com extensa programação de eventos e espetáculos que irão compor a Maratona Cultural de Joinville.

O roteiro inclui música, dança, literatura, artes plásticas, educação cultural e patrimonial, tradições, interatividade e, sobretudo, entretenimento para os públicos de todos os estilos e idades.

A Maratona Cultural é uma realização da Prefeitura de Joinville, Sociedade Harmonia Lyra, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Instituto Festival de Dança, Instituto Feira do Livro e dos organizadores da Bandoneon Fest.

Programação

14 a 20 de maio
16ª Semana Nacional de Museus

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 16ª Semana Nacional de Museus traz como tema, neste ano, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Em Joinville, o evento terá a participação do Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), Museu de Arte de Joinville (MAJ), Museu Casa Fritz Alt, Estação da Memória e Instituto Internacional Juarez Machado.

Para a 16ª Semana Nacional de Museus, as unidades culturais de Joinville prepararam atividades especiais, como oficinas, palestras e ações educativas.

A programação completa do evento está disponível no site guiadaprogramacao.museus.gov.br.

19 e 20 de Maio
18ª Bandoneonfest

O evento faz parte do calendário de festas tradicionais de Joinville e é considerado o maior encontro mundial de músicos bandoneonistas.

Entre as atrações musicais da 18a Bandoneonfest, estão abertura com Orquestra Mirim de Bandonoen de Joinville, show com o bandoneonista Klaus Gutjahr, da Alemanha, apresentação de tango com a banda Alma & Pásion, da Argentina, além de bandas da região.

Para quem aprecia a gastronomia alemã, almoço típico, doces e salgados tradicionais.

A abertura da festa acontece no sábado (19/05/2018), às 19h, no Teatro Harmonia Lyra. E no domingo (20/05/2018), programação a partir das 10h, na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba. Mais informações pelo site www.bandoneonfest.com.br.

31 de maio, 6 e 7 de junho
2º Festival de Ópera de Joinville

Para celebrar os 160 anos de fundação e história, a Sociedade Harmonia Lyra realiza, nos dias 31 de maio, 6 e 7 de junho de 2018, o 2º Festival de Ópera de Joinville.

A abertura oficial do evento será já no dia 31 de maio, data de aniversário da instituição, com o espetáculo “Cortina Lírica”, concerto com árias famosas de óperas, apresentadas por quatro renomados solistas.

Nos dias 6 e 7 de junho, acontecem as apresentações da ópera Madame Butterfly, de Giacomo Puccini, grande espetáculo do 2o Festival de Ópera de Joinville. A peça conta a história de amor em Nagasaki (Japão), por volta dos anos 1900, entre a gueixa Butterfly e B.F. Pinkerton, tenente da marinha americana.

Os três espetáculos serão realizados na Sociedade Harmonia Lyra (rua XV de Novembro, 485, Centro). Os ingressos para o Cortina Lírica poderão ser trocados por três quilos de alimentos não perecíveis, na secretaria da Sociedade, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Já os ingressos para os espetáculos Madame Butterfly, estão à venda pelo site www.ticketcenter.com.br e na escola de inglês My Target Idiomas (rua Alexandre Döhler, 317, Centro).

8 a 17 de junho
Feira do Livro de Joinville

A Feira do Livro de Joinville chega à sua 15ª edição e traz o tema “Era uma vez.. Muitas Histórias”.

Neste ano, a feira homenageará o dramaturgo e roteirista Walcyr Carrasco e terá a presença de vinte escritores nacionais e internacionais.

Com forte caráter didático e de capacitação, a Feira do Livro de Joinville também realiza o Seminário Catarinense de Educadores e Mediadores de Leitura, o Concurso Leitores de Joinville, o Prêmio Joinville de Criação Literária, além de visitas escolares, oficinas, palestras, comercialização de livros, sessões de autógrafos, entre outras atrações.

11 a 15 de junho
Semana do Ceramista da Escola de Artes Fritz Alt

Para celebrar o Dia do Ceramista, 28 de maio, a Escola de Artes Fritz Alt, integrante da Casa da Cultura, vai realizar de 11 a 15 de junho de 2018, a Semana do Ceramista.

Um dos destaques da programação será a exposição do grupo Barro em Expressão, formado atualmente por onze ceramistas de Joinville, e em atividade há quarenta anos.

A Semana do Ceramista também terá oficinas, workshops e palestras, direcionadas aos alunos da Escola de Artes Fritz Alt e, também, abertas para estudantes, professores, profissionais e comunidade.

21 e 22 de junho
Gala Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil – única extensão do Bolshoi, no mundo, fora da Rússia – apresenta o “Gala Bolshoi”, espetáculo que envolve a magia e a arte da dança, e traz ao palco, trechos de balé de repertório, danças populares e dança contemporânea.

A apresentação destaca o talento dos bailarinos em cena, com personagens marcantes, e mostra ao público o resultado do trabalho diário realizado na Escola Bolshoi.

Os espetáculos do “Gala Bolshoi” acontecem no Teatro Juarez Machado, às 20 horas, e os ingressos podem ser adquiridos na recepção da Escola Bolshoi (av. José Vieira, 315, Centreventos Cau Hansen) ou pelo site www.enjoyevents.com.br.

28 de junho
Concerto Orquestra Acadêmica Villa-Lobos

Para prestigiar o público com música de qualidade e compartilhar parte do aprendizado, alunos da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura, apresentam o concerto com as orquestras acadêmicas.

O espetáculo será realizado na Sociedade Harmonia Lyra, às 20h, e o programa será dividido em três atos. Nos dois primeiros números, as Orquestras de Cordas I e II, apresentarão repertório acadêmico, ao som de violinos, violoncelos, violas e contrabaixos, sob a regência da professora da EMVL, Francine Ienke.

Em seguida, sob a direção musical de Voldis Sprogis, a Orquestra Acadêmica executa o programa sinfônico inspirado em obras do compositor russo P. I. Tchaikovsky. Os ingressos são gratuitos.

1º, 4 e 15 de julho
Espetáculo Orquestra Prelúdio “Glória RV589”

A Associação Catarinense e Artística de Joinville (ACAJE), por meio da Orquestra Prelúdio, apresenta a peça “Glória RV589”, uma das mais conhecidas obras da música clássica/erudita, escrita pelo compositor italiano Antonio Vivaldi.

Sob a regência do maestro Rafael DanielHuch, os espetáculos acontecem nos dias 01/07/2018, no Teatro Juarez Machado, às 19h; 04/07, na Sociedade Harmonia Lyra, às 20h; e 15/07, na Sociedade Cultura Lírica, às 10h30. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis nos locais das apresentações, quinze dias antes dos respectivos eventos.

O projeto da Orquestra Prelúdio tem apoio da Prefeitura de Joinville, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

17 a 28 de julho
36º Festival de Dança de Joinville

A 36ª edição do maior Festival de Dança do mundo, terá em sua noite de abertura (18/06) uma das peças mais notáveis do ballet clássico mundial, “O Lago dos Cisnes”, apresentado pela prestigiada Companhia Brasileira de Ballet.

Outra novidade do evento, é a realização de duas Noites dos Campeões (até o ano passado, era apenas uma), nos dias 27 e 28/06. Na primeira, apresentam-se os primeiros lugares das categorias juniores e, na segunda, das seniores.

Os ingressos para o 36º Festival de Dança de Joinville estão à venda na bilheteria do Centreventos Cau Hansen e pelo site www.festivaldedançadejoinville.com.br/ingressos, onde é possível acompanhar a programação completa do evento. Os preços variam de R$ 24 a R$ 110.

Compartilhe