Brasão oficial Prefeitura de Joinville (Secom/Arte) Ver imagem em alta resolução

Joinville instala Observatório de Segurança Pública

Proposta amplia a pesquisa para investir na prevenção

Publicada em 20/04/2017 às 16:58, por Diego Piffer Rosa.
Relacionado a:

As ações para melhorar a segurança pública em Joinville também serão formuladas com base em estudos e pesquisas científicas. Os dados serão apresentados pelo Observatório de Segurança Pública de Joinville, que será criado oficialmente na próxima terça-feira (25/04/2017).

O termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, e a Universidade da Região de Joinville (Univille) será assinado às 14 horas, na Univille.

Na avaliação do secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, César Nedochetko, o Observatório é uma ferramenta que vem ao encontro da política pública do município, especialmente na prevenção primária, buscando ajustar as políticas sociais e urbanísticas do município. “É uma semente que está sendo plantada e que renderá muitos frutos no futuro”, reforça o secretário.

O Observatório, com cunho científico e estrutura autônoma, vai realizar o monitoramento com estudos e pesquisas voltadas à criminalidade, violência e segurança pública. Trabalhos científicos de graduação, pós-graduação e doutorados poderão fornecer indicadores importantes para a tomada de decisões.

O que a iniciativa vai proporcionar

• Aproximação e o entrelaçamento das pesquisas científicas com o que se produz na gestão pública;
  • Ampliação do conhecimento sobre o tema, tornando-o público e acessível, além de contribuir para a tomada de decisões;
  • Ajuda a pautar o planejamento das políticas públicas através de diagnósticos prévios e estudos qualificados;
  • Amplia regionalmente o conhecimento na área de segurança pública, diminuindo a ambiguidade das decisões tomadas de forma centralizada pelas autoridades das esferas federal, estadual e local.