Joinville decreta Situação de Emergência e avança para o Alerta Vermelho em função da Dengue

Publicada em 20/02/2024 às 08:19
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Na segunda-feira (19/2), a Prefeitura de Joinville publicou o Decreto de Situação de Emergência em função da Dengue no município. A decisão leva em conta o acumulado de casos suspeitos, casos confirmados e o registro de cinco óbitos, desde o início de 2024.

Além disso, a Prefeitura de Joinville avança o Plano de Contingência (PlanCon) para o Alerta Vermelho, que resulta na intensificação das ações e na instalação do Gabinete de Crise.

“A Situação de Emergência e o Alerta Vermelho representam a gravidade da situação da Dengue em nossa cidade. O Brasil inteiro está sentindo as consequências do avanço da Dengue e não é diferente em nossa região. Mais do que nunca, precisamos nos conscientizar que a Dengue mata”, enfatiza o prefeito Adriano Silva.

Em 2024, Joinville acumula 1.869 casos confirmados de Dengue. Os bairros com mais casos são Saguaçu, Aventureiro e Boa Vista. Em relação aos focos, a soma chega a 2.456, sendo os bairros Aventureiro, Paranaguamirim e Floresta os que mais tiveram focos mapeados.

Epidemia

Nesta segunda-feira (19), a Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Gerência Regional de Saúde de Joinville (SERSA/JOI) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu o Ofício 026/2024, que considera que a cidade de Joinville é compatível com Epidemia de Dengue.

A definição leva em consideração a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde, de acordo com o acompanhamento e a análise de dados relacionados ao agravo da Dengue, com incidência acumulada de 300 casos prováveis por 100 mil habitantes por três semanas epidemiológicas.

85% dos focos nas residências

No dia 9 de fevereiro, foi divulgado o resultado do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que 85% dos focos do mosquito em Joinville são encontrados nos quintais das residências. O relatório levou em conta visitas realizadas em 5,8 mil imóveis em todas as regiões da cidade.

No sábado (17/2), foi realizado o “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, que incentivou os joinvilenses a realizar vistorias em seus quintais para eliminar focos de água parada. Quatro mutirões reuniram equipes da Prefeitura de Joinville, Forças de Segurança e voluntários nos bairros Aventureiro, Saguaçu, Morro do Meio e Paranaguamirim.

“Desde o ano passado, estamos intensificando nossas ações para o combate ao Aedes aegypti, mas é fundamental que a população colabore eliminando os focos de água parada. Durante o “Dia D”, no sábado, muitos focos foram eliminados. Precisamos nos unir contra a dengue”, apela o prefeito.