Joinville conhece propostas para tornar Centro mais atrativo

Publicada em 09/10/2017 às 14:27
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Hackaton Ver imagem em alta resolução

Foram diversas as ideias criativas com objetivo de tornar o centro de Joinville mais atrativo, seguro e colorido, durante o Hackathon Desenhos Urbanos Colaborativos – Desafio Join.Valle Centro. Realizado no último fim de semana, no Living Lab do Palacete Niemeyer, reuniu profissionais e estudantes de diversas áreas.

Após dois dias de palestras, visitas técnicas e trabalho em equipe, as propostas foram apresentadas com diferentes perfis para o Centro urbano: Centro Histórico; Centro Produtivo, Seguro e Afetivo; Centro Democrático; Centro Acessível, Inclusivo e Sustentável.

Utilizar os prédios com caráter de preservação para atividade de gastronomia e economia criativa, ocupar as ruas com intervenções e atividades para públicos de diferentes idades, estimular a presença do pedestre e do ciclista para uma rua mais humanizada foram algumas das sugestões.

A estudante de Arquitetura Raquel Silva veio de Porto Alegre a Joinville, especialmente para participar. “Vim para cá acreditando num projeto diferenciado, de pessoas ajudando no processo criativo da cidade, e foi realmente uma experiência muito incrível”, opinou.

O conjunto de ideias irá compor um caderno de experiências e um projeto único para o Centro de Joinville, a ser apresentado para o prefeito e os atores interessados, em novembro. “A meta é de continuarmos nos reunindo com os participantes do processo de cocriação para uma ´coimplantação´, agregando os outros atores envolvidos, além do poder público”, explica a arquiteta da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Juliete dos Santos, integrante da equipe que coordenou o Hackathon.

Os participantes tiveram o acompanhamento de oito facilitadores, como a arquiteta Rafaela Rodrigues, mestranda em Design, que atuou no grupo do Centro Histórico. “Destacamos o design participativo, a importância da percepção da relação do usuário estar envolvida em todos os aspectos”.

A iniciativa do projeto partiu da Associação Catarinense dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA/SC), em parceria com a Prefeitura de Joinville e apoio do movimento Join.Valle. A ASBEA/SC deu forma ao Desafio Join.Valle Centro por meio do Projeto Desenhos Urbanos Colaborativos. O evento teve o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), através do Edital de Chamada Pública 02/2017.

Propostas do Hackaton Desafio Join.Valle Centro

Centro Histórico

Criar um roteiro de valorização do patrimônio cultural, com atrações ao público em cada um dos pontos de memória cultural do centro.

Tornar esses espaços atrativos, proporcionando experiências integradoras e diferenciadas por áudio guide, visitas guiadas, oficinas etc.

A partir do roteiro, usa-se tecnologia e criatividade para tornar essa rota atrativa e interativa, tanto física como digitalmente. Inclui um aplicativo de realidade virtual aumentada, uso de totens e mapas interativos para que as pessoas possam consultar e entender a história de determinado patrimônio/local.

Centro Produtivo, Seguro e Afetivo

Noite Viva: fechamento das ruas Travessa Norberto Bachmann, Jerônimo Coelho e uso da praça Nereu Ramos, com o objetivo de trazer food trucks, atividades ao ar livre para toda a família, apresentações artísticas e bazar com produtores locais.

Incubadoras: usar algum(ns) imóvel(is) vazios e transformá-lo(s) em incubadora(s) de economia criativa, solidária e colaborativa, incluindo gastronomia (cozinha compartilhada), Fab Lab, coworking para iniciativas sociais.

Realizar Virada Cultural, promovendo diversas intervenções urbanas e valorizando as iniciativas culturais já existentes.

Centro Democrático

Workshop de boas práticas, para identificar lideranças populares e boas práticas de participação social, de modo a trazer propostas de acupuntura urbana (pequenas intervenções em espaços que geram vitalidade para a área).

Centro Acessível, inclusivo e sustentável