Joinville celebra Dia Mundial de combate à violência contra o idoso

Publicada em 14/06/2019 às 08:15
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos do Idoso - COMDI

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoa Idosa (15/06), o Conselho Municipal do Idoso de Joinville voltou-se à comunidade para reforçar a importância de lutar pelos direitos e denunciar situações de maus tratos, sejam eles físicos, sociais ou psicológicos.

Para reforçar a data, o Conselho produziu cartaz que menciona o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei Federal 10.741/2003, e destaca os principais tipos de violência sofridas pelos idosos: abusos físico, psicológico, sexual, financeiro e econômico, abandono, negligência e autonegligência.

O material foi distribuído nas Unidades Básicas de Saúde, nos equipamentos de atendimento da Secretaria de Assistência Social e em locais de grande circulação de pessoas, principalmente com atendimento voltado ao público idoso.

De acordo com o Conselho, a maioria dos casos de violência contra o idoso acontece dentro dos lares e são cometidos por familiares. Por isso, a ideia é aproveitar o dia 15 de junho para chamar a atenção da população e incentivar que as pessoas denunciem os casos de violência.

Em Joinville, o atendimento a pessoas com mais de 60 anos é feito em diferentes equipamentos da Secretaria de Assistência Social, tais como os Centros de Referência em Assistência Social e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social, e em outros órgãos como a Promotoria Pública, onde há profissionais exclusivos para atender aos interesses e direitos dos idosos, e a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.