Join.Valle envolve alunos da UFSC em desenvolvimento de soluções para a cidade

Publicada em 10/08/2017 às 10:07
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Join.Valle promoveu uma ação de desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios da cidade junto a uma turma de alunos da UFSC. Ver imagem em alta resolução

O Programa Join.Valle promoveu uma ação de desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios da cidade com alunos de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (09/08/2017), no Living Lab.

A atividade foi conduzida por servidores da Unidade de Cidades Humanas e Inteligentes da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) e pelo professor da disciplina de Projeto de Produto, Carlos Mauricio Sacchelli.

Os alunos foram divididos em grupos e tiveram uma imersão nos desafios urbanos de Joinville. A ferramenta de trabalho foi o design thinking. Primeiramente conheceram os desafios, depois elencaram em quais gostariam de atuar. Em seguida, fizeram um brainstorming com diversas propostas de soluções. Por fim, cada equipe definiu a melhor proposta de resolução do desafio e a apresentou ao grande grupo.

A partir desta atividade, no restante do ano, o professor Sacchelli desenvolverá com os alunos diversas novas ideias de negócio de impacto. Eles surpreenderam. Surgiram excelentes propostas abrangendo áreas como combate a perdas na distribuição de água, fomento ao turismo industrial, controle de animais de rua e automação de dados de pacientes hospitalares,” avalia o gerente de Cidade Humana e Inteligente, Diego Calegari.

Os acadêmicos que pertencem à quarta fase foram incentivados a participar também da Maratona de Negócios de Impacto: Cidade Humana e Inteligente.