Instalada 1ª antena de rede de Internet das Coisas em Joinville

Publicada em 23/08/2017 às 16:23
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Instalada 1ª antena de rede de Internet das Coisas em Joinville Ver imagem em alta resolução

Joinville ganhou sua 1ª antena de rede de Internet das Coisas (Internet of Things), IoT, nesta quarta-feira (23/08/2017). A antena IoT foi instalada na antena da Rádio Udesc Joinville, que fica no Morro do Boa Vista, pelo técnico da WND Brasil, Guilherme Cavalcanti, com acompanhamento da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). A ação faz parte do projeto Join.Valle, da Prefeitura de Joinville.

A WND Brasil é a parceira nacional da Sigfox, provedora líder mundial em serviços de comunicação dedicada à IoT, sendo a primeira e única empresa a fornecer soluções globais para impulsionar a IoT. Já existem 200 antenas implementadas no Brasil, a maioria no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Neste segundo semestre, a lista está sendo ampliada, incluindo Joinville, graças ao contato da Sepud com a WND Brasil, destacando a importância e o potencial da cidade.

Uma vez instalada, a antena poderá cobrir área de 40 km de raio a partir do seu entorno. Inicialmente, a rede gratuita será utilizada pelas universidades em pesquisas e desenvolvimento. Futuramente, o objetivo é cobrir toda a cidade com uma rede dedicada à IoT, que tem como conceito principal operar com muito baixo custo e consumo mínimo de energia e bateria.

O uso de IoT permite a conexão de bilhões de objetos e abre a possibilidade de sua utilização em diversas frentes, como na otimização dos processos industriais utilizando Big Data, no agronegócio, residências e em cidades.