Hospital Municipal São José realiza multicaptação de órgãos

Publicada em 17/02/2017 às 14:13
Relacionado a: Hospital Municipal São José - HMSJ, Secretaria da Saúde - SES

Médicos do Hospital Municipal São José fazem captação de órgãos para doação - fevereiro de 2017 - Rogério da Silva (Secom) Ver imagem em alta resolução

A Comissão de Transplante de Orgãos do Hospital Municipal São José realizou na manhã desta sexta-feira (17) multicaptação de órgãos (coração, fígado, rins e córneas) de um homem, de 31 anos, vítima de atropelamento. Seis pacientes que estavam em fila de espera por transplante serão beneficiados.

O coração foi levado para São Paulo, numa operação que envolveu avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e helicóptero da Polícia Militar, responsáveis pelo transporte da equipe médica do Hospital Albert Einstein, que veio a Joinville para captar o órgão.

De acordo com o protocolo, os órgãos captados são destinados à Central Estadual de Transplantes, que gerencia a captação no Estado. Mas como não havia paciente de Santa Catarina na fila de espera pelo transplante de coração, o órgão foi encaminhado para São Paulo. O destino dos demais órgãos será definido pela Central Estadual.

O coordenador da Comissão de Transplantes do Hospital Municipal São José, Ivonei Bittencourt, explica que o ideal é que o órgão seja transplantado em até quatro horas.  “É uma corrida contra o tempo: quanto mais cedo for realizado o transplante, maior será a qualidade de vida do paciente”, comenta Bittencourt.

Ele comentou que a sensibilização da família do homem que morreu atropelado foi fundamental no processo. “Como ele havia manifestado interesse em doar os órgãos após a morte, a família atendeu o desejo”, disse Bittencourt. Ele ressaltou a importância das pessoas doadoras manifestarem esse desejo aos familiares. “É a família que vai autorizar a doação”, reforça o coordenador.

O Hospital Municipal São José é a unidade hospitalar que mais faz captação de órgãos de doadores falecidos em Santa Catarina e a Comissão de Transplantes é considerada referência no Estado.
Todos os procedimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem cobrança de qualquer taxa adicional.