Governo Federal reconhece situação de emergência decorrente de chuvas de 14 e 15/03/2019

Publicada em 14/05/2019 às 08:05
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Gabinete do Prefeito - GAP

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência, decretada pela Prefeitura de Joinville em 27/03/2019, por causa das chuvas que atingiram a cidade em 14 e 15/03/2019.

O reconhecimento foi oficializado por meio Portaria 1.172, de 8 de maio de 2019, e publicada no Diário Oficial da União em 10/05/2019.

A partir deste reconhecimento, o Município aguarda a liberação de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para afetados pelas chuvas. O procedimento será feito pela Caixa Econômica Federal. A portaria também possibilita à Prefeitura buscar recursos para amenizar os custos causados pelos danos das chuvas.

Todas as informações sobre o encaminhamento da liberação do FGTS aos atingidos, como local de atendimento, datas, documentações e lista de beneficiados, serão divulgadas pela Prefeitura de Joinville assim que o processo for validado e liberado pela Caixa Econômica Federal.

As fortes chuvas que atingiram Joinville nos dias 14 e 15 de março, provocaram enchentes em 27 bairros, atingido mais de 15,3 mil unidades habitacionais e 54 mil pessoas.