Festiva de Ópera da Harmonia Lyra Ver imagem em alta resolução

Notícia
Festival de Ópera de Joinville é atração na Harmonia Lyra

Evento estreia neste sábado (17/06/2017) e tem apoio da Prefeitura de Joinville

Publicada em 14/06/2017 às 14:42, por Diego Piffer Rosa.
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

De 17 a 24 de junho de 2017, a Sociedade Harmonia Lyra apresenta o 1º Festival de Ópera de Joinville 2017. O projeto tem apoio da Prefeitura de Joinville, por meio do Sistema de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).

De acordo com o presidente da entidade, Álvaro Cauduro, desde 2014, a Harmonia Lyra vem realizando apresentações e eventos com o objetivo de resgatar a cultura erudita e o canto lírico. “Promover a cultura através da arte, é o objeto social da Harmonia Lyra”, comenta o presidente.

O 1º Festival de Ópera de Joinville vai reunir músicos renomados internacionalmente. Entre eles, a japonesa Masami Ganev, que já participou de apresentações com as Orquestras Sinfônicas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná e da camerata de Florianópolis; a argentina Alícia Cupani, ex-integrante do Coro Sinfônico de Paris e solista de diversas óperas, obras sacras e recitais de câmara; o joinvilense Douglas Hahn, solista que já se apresentou em importantes concertos no Brasil, países da América do Sul e Itália e, recentemente, foi premiado com o Troféu Aldo Baldin, pela Pró Música de Florianópolis; entre outros artistas.

A estreia do Festival de Ópera será neste sábado (17), com o espetáculo Cortina Lírica, um concerto com fragmentos de várias óperas, figurinos, movimentação cênica e projeção de imagens.

No repertório, obras de Mozart, Giacomo Puccini, Gaetano Donizetti, Giuseppe Verdi, Gioacchino Rossini e Giacomo Puccini. Os números serão apresentados por diversos artistas que compõem o elenco do Festival de Ópera, em duetos, trios, quartetos, sextetos e septetos.

Na terça-feira (20), o público vai se divertir com a opereta cômica La Serva Padrona, de Giovanni Pergolesi, apresentada pela primeira vem em 1733, em Napoli, na Itália.

Para encerrar o 1o Festival de Ópera de Joinville, a obra-prima de Giacomo Puccini, La Bohème, em uma versão reduzida para cordas e piano, será apresentada no próximo sábado (24).

As três apresentações acontecem às 20 horas, na Sociedade Harmonia Lyra (Rua XV de Novembro, 485 – Centro). Os ingressos serão trocados por três quilos de alimentos não perecíveis (por pessoa) e devem ser retirados na secretaria da entidade, de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 11h45 horas e das 14h15 às 17h45 horas. A programação completa está disponível no site www.harmonialyra.com.br.

Ópera para crianças

Além do grande público, o 1º Festival de Ópera de Joinville terá como plateia especial, alunos das escolas municipais Professora Maria Regina Leal, Dom Jaime Barros Câmara, Professor João Bernardino da Silveira Júnior, Professora Eladir Skibinski e Dr. José Antônio Navarro Lins.

Nos dias 19 e 23/06/2017, os estudantes assistirão aos espetáculos La Serva Padrona e La Bohème, respectivamente.