Os trabalhos apresentados, nesta quarta-feira (12), na 19ª Feira Municipal de Matemática de Joinville mostraram o quanto a ciência dos números está inserida em nossas vidas, mesmo quando não percebemos. O evento reuniu 85 trabalhos realizados por mais de 170 alunos em 45 escolas municipais e centros de educação infantil na Escola Municipal Karen Barkemayer, no bairro Vila Nova. Ver imagem em alta resolução

Feira estimula aprendizado da matemática em Joinville

Evento reuniu 85 trabalhos de mais de 170 alunos de escolas e CEIs municipais

Publicada em 12/07/2017 às 16:20, por Rogerio Kreidlow.
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Trabalhos apresentados nesta quarta-feira (12/07/2017) na 19ª Feira Municipal de Matemática de Joinville mostram o quanto a ciência dos números está inserida em nossas vidas, mesmo quando não percebemos.

O evento reuniu 85 trabalhos realizados por mais de 170 alunos em 45 escolas municipais e centros de educação infantil na Escola Municipal Karin Barkemeyer, no bairro Vila Nova. A feira envolveu estudantes de todas as idades, desde a educação infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da feira é despertar o interesse dos estudantes no ensino de matemática e buscar aplicar os números na interação com outras disciplinas.

Entre os projetos expostos, os pequeninos do Centro de Educação Infantil Beija Flor, no bairro Petrópolis, explicaram como aprenderam matemática com o jogo de dominó. Com a prática, foi possível aprender a sequência de números e a diferenciação de cores. A atividade também estimulou os alunos à reciclagem, pois utilizaram caixas de leite vazias, jornais e tampas de garrafa para a montagem das peças. Além disso, eles foram estimulados a respeitar os amiguinhos, pois precisam esperar a vez no jogo.

A matemática aliada com a cultura foi uma atividade apresentada pelos alunos 4º ano da Escola Municipal Alfredo Germano Henrique Hardt, no Rio Bonito, em Pirabeiraba. A turma estudou geometria ao pesquisar sobre as formas de uma casa em estilo enxaimel, herança da tradição germânica. Também desenvolveram jogos geométricos com regras próprias para exercitar a linguagem e o conteúdo de Língua Portuguesa. Mesmo após o trabalho apresentado na Feira Municipal de Matemática, os alunos vão continuar com o tema para catalogar as casas enxaimel nas proximidades da escola, aliando a matemática e a disciplina de Artes com a prática da fotografia.

E o que a matemática tem a ver com música? Foi essa a pergunta feita pelo projeto “A música e as conexões com a matemática” da Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no Parque Guarani. Os alunos Josuel Levi Cardoso e Laura Carolina da Costa buscaram nas frações a razão para a divisão das escalas e notas musicais. “O músico usa a matemática mesmo sem saber somar os números”, explicou Laura.

Todos os 85 trabalhos foram avaliados por uma banca de professores e os 25 mais bem avaliados por modalidade vão participar da 16ª Mostra Regional de Matemática, juntamente com escolas particulares e estaduais no início de agosto no campus da UFSC de Joinville.