Escola de Joinville inaugura primeiro Espaço Maker da rede municipal de ensino

Publicada em 04/12/2018 às 17:55
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos - SED.UEB.EMPIC

A Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, em Joinville, inaugurou o “Espaço Maker”, local que vai aprimorar o ensino de diversas disciplinas para mais de mil alunos da unidade. Também foi lançado o Clube de Robótica, grupo de alunos com aprimoramento de atividades da área nas escolas municipais.

Tanto o Espaço Maker quanto o Clube da Robótica são os primeiros neste formato na rede municipal de ensino de Joinville. A educação maker (“fazer”, em inglês) é um conceito que estimula o aprendizado por meio da experimentação.

O ambiente do Espaço Maker foge do convencional de uma sala de aula comum. Nas paredes foram desenhadas fórmulas matemáticas em 3D. As carteiras estão dispostas de maneira que os estudantes trabalhem em grupo. Há bancadas para montagem de objetos que auxiliem na aprendizagem nas áreas de ciências, matemática, geografia, robótica e outras.

A diretora da escola, Isolete Alves Vicente Salomon, contou que tudo começou com a ideia da criação de um laboratório de matemática, porém, o projeto foi mais além. “Precisávamos de um lugar que atendesse todas as demandas, principalmente através da tecnologia”, conta.

O professor de matemática José Luiz da Veiga entende que “Espaço Maker ajuda a expandir o conhecimento dos alunos”. Ele já utilizava o tablet e a lousa digital em suas aulas e agora pode buscar outros recursos para melhorar ainda mais as práticas pedagógicas.

O Espaço Maker também irá servir como local de estudo dos alunos que compõem o primeiro Clube de Robótica da rede municipal de ensino de Joinville, com atividades no contraturno escolar. Eles aprenderam conceitos de programação de computador e eletrônica.

A Secretaria de Educação pretende expandir o Clube de Robótica para todas demais escolas. Desde que o projeto de robótica foi implantado, em 2017, mais de 1.800 alunos participaram de aulas de robótica livre e robótica educativa.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.

Compartilhe