Equipes de escolas municipais de Joinville são premiadas em torneio de robótica

Publicada em 27/11/2017 às 09:20
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Companhia Águas de Joinville - CAJ, Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Evento robótica Ver imagem em alta resolução

Quatro equipes de escolas municipais de Joinville foram premiadas no Torneio de Robótica First Lego League. O evento ocorreu nesta sexta-feira (24/11/2017) e sábado no Centreventos Cau Hansen. A rede municipal de ensino participou pela primeira vez do torneio com nove grupos.

Para a gerente de Educação Profissional da Secretaria da Educação, Sandra Trapp, o resultado foi fruto do trabalho em equipe que envolveu alunos, professores e pais. “O evento foi de uma grande experiência adquirida. Algumas equipes foram premiadas com troféus, mas todas são vencedoras”, destaca.

A Escola Municipal Pastor Hans Müller, em parceria com Centro XV, teve três equipe condecoradas. A R2D2 ganhou dois prêmios: Estrela Iniciante, que se refere à escola iniciante em inovação, e Core Valeous, pelo trabalho em equipe. O time BB8 também levou o prêmio Core Valeous. O grupo Liga da Água, da Escola Municipal Professora Anna Maria Harger/Cesita, conquistou o prêmio Projeto de Pesquisa.

A rede municipal de ensino ainda participou do evento com exposição de cinco projetos de arduino. Foram da Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger, Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, Centro XV e Cesita. Quatro equipes foram premiadas pela inovação, desafio das torres e melhor projeto.

Os vencedores da seletiva regional foram as equipes Agrorobots, de Concórdia, em primeiro lugar, SESI SC Sunrise, de Joinville, em segundo, e Carvoeiros Robots, de Criciúma, em terceiro. As três equipes estão classificadas para participar da fase nacional do torneio que será realizada em Curitiba, no Paraná, em março de 2018.

O evento reuniu cerca de 10 mil pessoas. Durante dois dias, estudantes de 9 a 16 anos tiveram o desafio de montar suas equipes e construir robôs autônomos com peças de Lego. No desafio, os estudantes colocam os robôs para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, houve atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas d’água.  Um dos maiores objetivos do evento é atrair os jovens e mostrar a eles que carreiras profissionais científicas e tecnológicas em áreas como engenharia, programação, desenvolvimento de softwares, entre outros, são promissoras.

O Torneio de Robótica First Lego foi uma realização do SESI, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Companhia Águas de Joinville, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável e Secretaria de Educação.

Compartilhe