Comunidade de Joinville é certificada como quilombola

Publicada em 17/05/2019 às 08:14
Relacionado a: Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville - COMPIR

A Comunidade Beco do Caminho Curto, localizada no Distrito de Pirabeiraba, foi certificada como quilombola pela Fundação Cultural Palmares, do Governo Federal. A portaria que reconhece essa comunidade de Joinville foi publicada no Diário Oficial da União em 10/05/2019.

A certificação garantirá direitos, programas e políticas públicas voltadas a quilombolas. O processo para o reconhecimento iniciou em 2013 e o próximo passo é o pedido de titulação de território junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR vem acompanhando a comunidade. A Defensoria Pública da União auxilia a comunidade com atendimento jurídico e a Universidade da Região de Joinville realiza atividades educativas e de cidadania.

As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações específicas com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.