Centro de Educação Infantil cria projeto de empréstimo de bicicletas

Publicada em 23/11/2018 às 08:34
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Foto mostra equipe e alunos do CEI Cachinhos de Ouro, de Pirabeiraba, comemorando premiação no Prêmio Embraco de Ecologia 2018

A comunidade escolar do CEI Cachinhos de Ouro, em Pirabeiraba, será incentivada ao uso da bicicleta como meio de transporte. O projeto “Vai de Bike”, que prevê empréstimo de bicicletas, foi um dos vencedores do Prêmio Embraco de Ecologia de 2018, que teve 43 projeto inscritos e quatro premiados. A iniciativa, quando executada, será pioneira entre as unidades da rede municipal de ensino de Joinville.

A ideia do Vai de Bike surgiu da direção, professores e pais para motivar o uso da bicicleta entre os moradores da região do entorno do CEI. Com os recursos destinados pela premiação, R$ 10 mil, será construído o bicicletário da unidade e realizada a compra de cinco bicicletas. O empréstimo será para os alunos e famílias das crianças. Haverá um cadastro e registro no momento da retirada da bicicleta. Quem preferir pode devolvê-las no prédio da extensão do CEI, na localidade Canela. No total, serão envolvidas as famílias de 360 crianças.

Em 2016, o CEI realizou um passeio ciclístico com cerca de 50 pessoas. Na segunda edição do evento, em 2017, a adesão foi de 110 participantes. Segundo a diretora Fernanda Persike, a adesão seria ainda maior, mas como algumas famílias não possuem bicicleta, não conseguiram participar. Um motivo a mais na hora de escrever o projeto.

A necessidade de socialização das crianças com os ambientes externos foi outra justificativa. A diretora do CEI sugere que as famílias façam o empréstimo também aos fins de semana. “Nos estudos com nossa equipe pedagógica, vimos a necessidade de colocar as crianças em contato com a natureza, tirá-las de dentro de casa”, explica.

O projeto Vai de Bike ainda prevê momentos de educação para o trânsito com os agentes do Departamento de Trânsito de Joinville para as crianças e orientações sobre atividade física, por meio de parceria com o curso de Educação Física da Univille. O serviço de empréstimo de bicicletas tem previsão de início para setembro de 2019.

Juntamente com o CEI Cachinhos de Ouros, outras duas unidades da rede municipal de ensino de Joinville foram premiadas no Prêmio Embraco de Ecologia: CEI Espaço da Criança, com o projeto “Era uma vez um CEI igual aos outros, mas agora é único no mundo!”, e a Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt, com o projeto “Sustentabilidade na Escola: redução ao desperdício da alimentação escolar, compostagem de resíduos orgânicos, implantação de horta escolar e coleta seletiva”.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.