Bicentenário de Ottokar Dörffel é celebrado com programação especial

Publicada em 21/03/2018 às 10:46
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Arquivo Histórico de Joinville - AHJ, Museu de Arte de Joinville - MAJ

Ilustração em referência aos 200 anos de Ottokar Doerffel

O aniversário de 200 anos de nascimento do imigrante alemão Ottokar Dörffel, influente personalidade política e cultural que chegou a Joinville ainda no período da colônia Dona Francisca, será comemorado com eventos especiais a partir do final desta semana (23/03/2018).

Além de lembrar a trajetória e o legado que Ottokar Dörffel deixou para a sociedade joinvilense, o trabalho realizado pelo alemão ainda em sua terra natal será mostrado pelos historiadores Judith Matzke e Michael Wetzel, que virão da Alemanha especialmente para a programação, acompanhados por Harmut Morgeneyer, sobrinho bisneto do homenageado.

Na sexta-feira (23/03), os convidados internacionais estarão no Arquivo Histórico de Joinville, a partir das 18h, para apresentar as palestras “Ottokar Dörffel: uma vida em dois mundos” e “Nos domínios de Schoenburg – terra natal de Ottokar Dörffel”.

Na mesma ocasião, também no Arquivo Histórico, será lançada a exposição “Ottokar Dörffel: acervo e memória. Uma ponte entre dois mundos”. Ainda na sexta-feira, às 20h, as comemorações continuam na Sociedade Beneficente Cruzeiro do Sul com a Sessão Especial da Maçonaria.

Programação musical

No sábado (24/03), às 20h, a Sociedade Harmonia Lyra apresenta a “3ª Noite das Artes – Especial Ottokar Dörffel 200 Anos”. No repertório do recital, obras de grandes artistas da história da ópera, como Gioachino Rossini, Richard Wagner, Gustav Mahler e Franz Lehár.

Os ingressos para o concerto poderão ser trocados por três quilos de alimentos não perecíveis na secretaria da Harmonia Lyra a partir de quinta-feira (22/03), entre 9h e 11h45 e 14h15 e 17h45.

No domingo (25/03), o Museu de Arte de Joinville, local que foi projetado e construído por Ottokar Dörffel e onde ele morou com sua esposa Ida Günther, recebe o Concerto Matinal, com a banda do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville. O evento terá início às 10h30 e é aberto ao público.

Sessões solenes

A vida e obra do imigrante alemão será um dos temas da Reunião Especial da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) na segunda-feira (26/03), a partir das 18h. 

Na terça-feira (27/03), estará na pauta da Sessão Solene da Câmara de Vereadores, que acontece às 19h.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.

Compartilhe