Avenida Juscelino Kubitschek será contemplada com melhorias viárias

Publicada em 06/07/2017 às 13:56
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

ruas-completas_358_06072017 Ver imagem em alta resolução

Tornar a via mais humana, atraente e promover vida intensa na sua circulação. Esta é a proposta do Projeto “Ruas Completas, Cidade Compartilhada”, para o qual Joinville foi escolhida, entre 10 municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes. A ação é coordenada pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Nesta quinta-feira (06/07/2017), integrantes da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável – SEPUD passam por um capacitação sobre o projeto.

Tendo como diretriz o conceito de promover acessibilidade universal, sinalização clara e orientada para o pedestre, mobiliário urbano útil (lixeiras e bancos), medidas moderadoras de tráfego, ciclovias ou ciclofaixas e faixas de ônibus, a equipe irá formatar o projeto até novembro, com a consultoria da WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

“Eles também irão nos ajudar na busca de recursos para estas melhorias. Significa a mudança do espaço que prioriza o carro para um modelo que valorize a humanização da via e as condições para o desenvolvimento local sustentável”, explica o gerente de Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável da Sepud, Marcus Faust.

Joinville irá servir como referência. Representantes de outros nove municípios participam da capacitação: Garuva, Guaramirim, Itapoá, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Mafra, São Francisco do Sul, Araquari e Guarapuava (PR) acompanharão a aplicação do projeto no município. O alvo do “Ruas Completas, Cidade Compartilhada” também é disseminar os conceitos nos 395 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes para promover a requalificação urbana focada em transportes multimodais, acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia.

Em novembro, os projetos serão apresentados numa reunião geral, agendada para ocorrer em Recife, com todos os 10 municípios escolhidos do Brasil.

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis

WRI Brasil Cidades Sustentáveis faz parte do WRI Ross Center for Sustainable Cities, uma rede global com escritórios nos Estados Unidos, México, Índia, Turquia e China. Trabalha para tornar realidade a sustentabilidade urbana e melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo.