Aprovado Relatório de Impacto Ambiental da Ponte Joinville

Publicada em 22/07/2019 às 13:27
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville recebeu aprovação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Ponte Joinville pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A estrutura irá ligar os bairros Boa Vista e Adhemar Garcia.

Os próximos passos antes do início da obra são o lançamento do edital de licitação pública internacional, a proclamação do vencedor e, por fim, a assinatura do contrato. Segundo previsão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville – SEINFRA, entre os meses de agosto e setembro de 2019 deve ser lançado o edital, assim como realizada audiência pública sobre o projeto.

A ponte localiza-se na região Leste de Joinville. A ligação começa na avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e será conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, em binário a ser implantado nas ruas São Borja e São Leopoldo.

O contrato de financiamento de 40 milhões de dólares foi assinado pela Prefeitura de Joinville com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) dentro do Programa Linha Verde Eixo Ecológico Leste Joinville.

Trata-se de uma ponte com aproximadamente 800 metros de comprimento e 27,8 metros de largura e duas faixas para bicicletas e ciclofaixa, considerada importante para a mobilidade urbana de Joinville na ligação entre as zonas Sul e Leste, que atualmente é feita apenas pela Ponte do Trabalhador no bairro Guanabara ou pela região central.