Alunos realizam caminhada pela preservação de manguezais

Publicada em 04/12/2018 às 14:41
Relacionado a: Escola Municipal Professor Edgar Monteiro Castanheira - SED.UEB.EMEMC, Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Logotipo da Prefeitura de Joinville

Na sexta-feira (30/11/2018), turmas dos quartos anos da Escola Municipal Edgar Monteiro Castanheira saíram às ruas no bairro Fátima em uma caminhada de conscientização para a preservação dos manguezais.

O tema foi trabalhado ao longo do ano letivo e como última etapa do projeto as crianças confeccionaram placas com mensagens de alerta sobre o descarte de lixo e cuidados que a comunidade deve ter com os mangues.

“Há três anos trabalhamos com os alunos a importância dos manguezais que estão presentes na nossa região. Eles são berçários da vida marinha e funcionam como esponjas que ajudam a evitar as enchentes. Vamos fixar as placas feitas pelas crianças em várias ruas próximas, onde há manguezais”, contou a professora Ilda Hoenicke.

A iniciativa da escola teve o apoio da Unidade de Proteção Civil, da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, que, entre suas atribuições, dá suporte em campanhas de educação ambiental. De acordo com a agente, Zaira Ruth Passig, as crianças são importantes disseminadoras de boas práticas que podem ajudar a evitar a ocorrência de desastres naturais.

A estudante Julia Gabriela Silvino, de 10 anos, lembra que a natureza é fonte de renda para muitas famílias. “Estamos tentando conscientizar as pessoas a parar de jogar lixo no mangue porque lá vivem diversos outros animais. Tem gente que vive com o dinheiro da pesca de peixes e dos caranguejos. Temos que cuidar, não jogando lixo no mangue e incentivando as pessoas a fazerem um mundo melhor”.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.