Alunos participam de projeto seletivo para Bombeiros Mirins

Publicada em 03/05/2019 às 08:19
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Secretaria de Educação - SED

Em uma parceria da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública – SEPROT  e da Secretaria da Educação – SED, com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, alunos da rede municipal de ensino participam do projeto Bombeiro Mirim na Escola.

A ação está em sua segunda edição e faz parte do programa Escola Cidadã, tendo como objetivos fomentar princípios socioeducacionais, promover conceitos de cidadania e disciplina, transmitir orientações sobre segurança e, principalmente, preparar crianças e adolescentes para ingressar nos Bombeiros Mirins.

Neste ano, cerca de 500 alunos, de dez instituições, participam do projeto. As selecionadas para o trabalho são as Escolas Municipais Doutor Ruben Roberto Schmidlin (Morro do Meio), Prefeito Nilson Wilson Bender (Paranaguamirim), Professora Ada Sant’Anna da Silveira, Nelson Miranda Coutinho e João de Oliveira (Jarivatuba), Professor Sylvio Sniecikovski e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi (Jardim Paraíso), Presidente Castelo Branco (Boa Vista), Professora Eladir Skibinski (Aventureiro) e Prefeito Luiz Gomes (Adhemar Garcia).

Para preparar as crianças, representantes da SEPROT, membros do CBVJ e dos Bombeiros Mirins ministram aulas temáticas que acontecem uma vez por mês, em cada uma das escolas que integram o projeto. Entre os temas abordados estão prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito, nomenclatura dos materiais e equipamentos utilizados pelos bombeiros.

No final do ano letivo, é realizada formatura com os participantes e os dois melhores alunos de cada escola estarão automaticamente aprovados para ingressar no projeto Bombeiro Mirim.