UPM: R$ 234,49 » ABR | 2015
UPM Seguinte: R$ 237,59 » MAI | 2015

Samu de Joinville promove capacitação em urgência e emergência

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Joinville está promovendo uma capacitação de urgência e emergência em trauma para qualificar os profissionais que trabalham com atendimento pré-hospitalar móvel. O curso começa no dia 7 de março, com encontros quinzenais, e segue até 16 de maio, no Senac.

Foram disponibilizadas vagas para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Samu do Estado, Grupo de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) e Pronto Atendimento 24 horas. Os participantes serão divididos em duas turmas, no período vespertino. A carga horária é de 20 horas.

A coordenadora do Samu Joinville, Camila Silva Schwantes, explica que a atualização e treinamentos periódicos são necessários porque o atendimento pré-hospitalar móvel atende diversas situações. “Nos comprometemos com a comunidade em prestar uma assistência de qualidade, e a estabilidade da vítima é fator essencial à vida e para sua reabilitação”, destaca Camila. O Serviço realiza, em média, de 900 a 1000 atendimentos por mês.

O Samu Joinville está ligado à Gerência dos Serviços de Referência da Secretaria Municipal da Saúde. O Serviço conta com quatro Unidades de Suporte Básico (USB) e duas viaturas reservas, usadas quando algum carro estiver em manutenção. “A equipe procura chegar precocemente à vítima após o acionamento da viatura pela Central de Regulação, porque o tempo de resposta é fundamental para manutenção da vida”, destaca Camila. Os profissionais prestam os socorros imediatos, estabilizando o quadro clínico dos pacientes e realizando sua transferência a uma unidade de emergência.

A Secretaria Municipal da Saúde é a responsável pelas ambulâncias de suporte básico e pelo quadro de profissionais, que conta com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem para os atendimentos em cada veículo, auxiliados sempre por um médico via rádio. O endereço da sede do Samu de Joinville é na rua Max Colin, 2.049, América.

Já o Samu estadual é quem regula os atendimentos pelo telefone 192. O Estado responde pela Unidade de Suporte Avançado (USA), veículo conhecido como UTI móvel, utilizado apenas em casos de emergência. O atendimento pela UTI móvel é feito por um médico, enfermeiro e um condutor socorrista. A UTI móvel se encontra no 8º Batalhão da Polícia Militar, na rua Aquidaban, 75, Glória, central de trabalho integrado da Polícia Militar, Samu (regulação) e do Corpo de Bombeiros.