UPM: R$ 239,28 » JUN | 2015
UPM Seguinte: R$ 241,05 » JUL | 2015

Unidades de saúde incentivam exames preventivos contra o câncer em comemoração ao Dia da Mulher

Em 2012, a secretaria da Saúde realizou 31.183 exames de colo de útero e 17.284 mamografias

A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou as atividades voltadas à promoção e prevenção da saúde feminina, em alusão às comemorações ao Dia Internacional da Mulher (8/3). Todas as unidades de saúde estão incentivando e captando, principalmente, as mulheres que não realizaram o exame de coleta de preventivo de colo uterino e a mamografia, nos últimos 12 meses.
“Há mulheres que ainda não estão cientes da importância desses exames. Identificamos 198 mulheres com lesões no colo de útero por meio dos exames preventivos realizados no ano passado”, revela a enfermeira responsável pelo Programa Saúde da Mulher, Silvia Leão Betat. Ela explica que, quando identificada uma lesão no colo de útero, a paciente é encaminhada para a biópsia, que pode confirmar o resultado negativo. “Algumas dessas lesões se tratavam de um tumor ou até de câncer”, destaca a enfermeira. Em 2012, a secretaria da Saúde realizou 31.183 exames de colo de útero nos postos de saúde.
Já a oferta de mamografias, exclusivo para mulheres a partir de 40 anos, alcançou a quantidade de 17.284 no ano passado. Os exames que resultaram em alteração somaram 168. “Os exames complementam a apalpação nos seios, que a mulher pode fazer em casa, às vezes, para identificar nódulos ou alterações que possam se confirmar tumores”, afirma. O câncer de mama vitimou 20 mulheres enquanto o câncer de colo do útero vitimou outras 13 no município, no ano passado.
Além dos exames preventivos, algumas unidades de saúde já começaram a oferecer um dia dedicado à mulher com atividades físicas, palestras, rodas de conversa, estandes de orientação ao cuidado da saúde feminina, exames de saúde bucal, sorteio de brindes e Dia da Beleza, com a parceria da comunidade e de instituições.

Confira cronograma
08/03 (sexta-feira)
Unidade de saúde Boehmerwald I - 13h30 às 16h30.
Ações: Abordagem do auto cuidado e da autoestima feminina, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e encaminhamento, se necessário, para o Grupo de Reeducação Alimentar ou para o Grupo de Saúde Integral; Dia da Beleza e orientações sobre higiene bucal.
* Local: Igreja Cristo Rei.

Unidade de saúde Bom Retiro - 7 às 19 horas.
Ações: agendamento de exames de preventivos e de câncer bucal, aulas de pintura e bordado com participação do grupo Conviver, atividades físicas com participação do grupo da unidade de saúde.
Unidade de saúde Costa e Silva - 8 às 17 horas
Ações: realização de exames de preventivos, orientação odontológica, degustação de alimentos naturais, em parceria com Pastoral da Saúde; distribuição de brindes doados pela comunidade; Dia da Beleza, com corte de cabelo, massagens, maquiagem, pintura de unha e atividade física, em parceria com 62º Batalhão do Exército.

Unidade de saúde Jardim Paraíso III – 13 às 17 horas.
Ações: orientação sobre métodos anticoncepcionais e violência sexual, orientação sobre prevenção ao câncer de mama e de colo uterino.

Unidade de saúde Jardim Sofia - 9 às 16 horas.
Ações: Atividades físicas; Roda de conversa. com psicóloga, sobre o tema: "Declare seu amor a você mesma" (9h30); Roda de conversa com a delegada Marilisa Boehm sobre "Violência doméstica contra a mulher" (13h30); Confraternização (15h30). Atividades paralelas na unidade: massagem relaxante, quick massagem, estandes de orientação sobre câncer e de alimentação saudável, degustação e distribuição de receitas, sorteio de brindes

Unidade de saúde Jarivatuba
Ações: Realização de preventivos em vagas de livre demanda e agendamentos; Dia da Beleza, com corte de cabelo; manicure, massagem e maquiagem; degustação de alimentos saudáveis; exames de odontologia e apresentação do Projeto “O dom de ser Bela” para conscientizar as mulheres sobre o auto cuidado e seu valor na sociedade.

Policlínica Floresta: 7 às 19horas
Ações: atendimento médico e odontológico prioritário para mulheres; palestra e solicitações de exames específicos femininos; orientação nutricional; distribuição de brindes para mulheres; café.

Unidade de saúde Pirabeiraba – 8 às 17 horas
Ações: realização de exames de preventivos; exames de glicemia; sorteio de brindes, música.

09/03 (sábado)
Unidade de saúde Parque Guarani
Ações: mutirão de 90 preventivos já agendados e atividades voltadas ao auto cuidado dessas mulheres.

13/03 (quarta-feira)
Unidade de saúde Vila Nova Rural
Ações: Reunião do grupo do Desenvolvimento das Mulheres Rurais; homenagem às mulheres; exame de glicemia capilar e diagnóstico da síndrome metabólica.
* Local: Sala das mulheres rurais da Estrada Blumenau.

15/03 (sexta-feira)
Unidade de saúde Jardim Paraíso V
Exames de preventivos já agendados; retorno de exames; orientações sobre métodos contraceptivos.

18/03 (segunda-feira) - a partir das 9h30
Unidade de saúde Jardim Paraíso IV - Canto do Rio
Palestra sobre tema “Quem ama se cuida", e palestra com nutricionista; Dia da Beleza; exibição de vídeos de orientação à saúde da mulher; sorteio de brindes; degustação de alimentos naturais; agendamento de exames de preventivos.

27/03
Unidade de saúde Vila Nova Rural
Ações: Reunião do grupo do Desenvolvimento das Mulheres Rurais; homenagem às mulheres; exame de glicemia capilar e diagnóstico da síndrome metabólica.
* Local: Sala das mulheres rurais da Estrada Blumenau.