Manual de conteúdo

Este é o Manual de conteúdo do site oficial do Município de Joinville (SC). Ele é voltado a gestores e funcionários públicos municipais que necessitem ou queiram enviar conteúdos para publicação.

Guia rápido

Quero publicar um conteúdo no site. Como faço?

Envie e-mail para secom@joinville.sc.gov.br, informando sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato. Assim que recebida, a demanda será analisada e respondida.

Preciso de urgência. Em quanto tempo o conteúdo será disponibilizado?

Alguns conteúdos podem ser disponibilizados mais rapidamente que outros.

Por exemplo, a disponibilização de um documento em uma publicação já existente é bastante rápida, às vezes imediata. Já a construção de um conteúdo de serviço, dependendo da complexidade do mesmo, pode demandar mais tempo.

O ideal é sempre enviar as demandas com antecedência, de pelo menos um dia para serviços, departamentos, institucional e notícias e de uma hora para publicações.

Veja os tipos de conteúdo para entender mais.

Tenho outras dúvidas sobre a disponibilização de conteúdo no site. Onde posso esclarecê-las?

Envie a dúvida ao e-mail secom@joinville.sc.gov.brinformando seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Sou gestor ou funcionário do município e gostaria de fazer uma reclamação ou sugestão sobre a gestão do site. Como faço?

Registre uma manifestação.

Tipos de conteúdo

O site do Município de Joinville é organizado, no momento, nestes tipos de conteúdos:

  1. Serviço
  2. Departamento
  3. Institucional
  4. Publicação
  5. Notícia

Cada tipo serve para um conteúdo específico. Entenda:

1 Serviço

Serviço agrupa conteúdos de utilidade pública, que explicam o que fazer, onde ir e como funciona para requerer serviços oferecidos pelo Município de Joinville. Veja um exemplo.

Serviços estão organizados por assuntos e temas.

Para solicitar ou sugerir um conteúdo de serviço, envie e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, descrevendo sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

2 Departamento

Departamento é uma página de apresentação de qualquer departamento do Município. Todo departamento, seja um órgão, uma gerência, uma área ou um posto de atendimento, pode ter uma página em Departamentos. Veja um exemplo.

Esta página contém a descrição da finalidade do departamento e possui itens automaticamente relacionados, como localização, pessoa responsável, subdepartamentos, atribuições institucionais, serviços, publicações e notícias.

Para solicitar a criação de uma página de departamento, envie e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, descrevendo sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

3 Institucional

Institucional é uma página de apresentação de entidades relacionadas a Departamentos, mas que não compõem um departamento propriamente dito, como programas, projetos, equipamentos públicos, áreas públicas, monumentos, entre vários outros aspectos.

Por exemplo, em institucional pode ser criada uma página de apresentação para uma unidade de conservação da natureza, para um programa de um órgão, para um plano municipal ou para uma praça ou ginásio.

Esta página contém a finalidade da entidade descrita e possui itens automaticamente relacionados, como localização, departamento responsável, outros institucionais, serviços, publicações e notícias.

Para solicitar a criação de uma página de institucional, envie e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, descrevendo sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

4 Publicação

Publicações são coleções de documentos. Elas servem para agrupar documentos em forma de processos (documentos de um mesmo processo, disponibilizados em sequência cronológica) ou para agrupar documentos em forma de listas.

Exemplos:

Para solicitar a disponibilização de documentos em publicações, envie e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, descrevendo sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Para documentos muito grandes, recomendamos utilizar a aplicação WeTransfer, informando o e-mail acima.

5 Notícia

Notícia é um conteúdo que, em geral, resume e interpreta um fato, não apenas com finalidade de disponibilização (transparência), mas com finalidade de difusão (atingir uma determinada quantidade ou tipo de público por meio de press releases à imprensa ou em canais institucionais, como redes sociais).

Para solicitar a produção de uma notícia, envie e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, descrevendo sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Fluxo de conteúdo

A produção e gestão de conteúdo envolve 6 etapas:

  1. produção e envio: ato de reunir informações, compilá-las em um texto e enviá-las para publicação;
  2. edição: ato de padronizar um conteúdo, conforme critérios estabelecidos;
  3. alimentação: ato de inserir o texto em um sistema eletrônico de gerenciamento de conteúdo (em inglês, Content Management System ou CMS);
  4. classificação: ato de atribuir o conteúdo a categorias, de forma a organizá-los em um sistema de gerenciamento de conteúdos;
  5. validação: ato de atestar que as informações de um conteúdo são corretas e verdadeiras;
  6. publicação: ato de tornar o conteúdo disponível ao público.

No momento, as etapas 1 e 5 cabem a todos os órgãos públicos municipais. As etapas 2, 3, 4 e 6 são de competência da Secretaria de Comunicação – SECOM.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas, veja Guia rápido, neste manual, ou envie-a e-mail a secom@joinville.sc.gov.br, informando sua demanda, seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Para uma visão geral do site, veja Sobre o site. Para entender porque o site tem este visual e esta forma de organizar conteúdo, veja Princípios.