Arquivo Histórico de Joinville – AHJ

Finalidade

O Arquivo Histórico de Joinville – AHJ é uma unidade cultural do Município de Joinville (SC). Foi criado por meio da Lei Municipal nº 1.182/1972 e é gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Tem por finalidade coordenar e implementar a gestão documental, a guarda permanente, a organização, a preservação e a difusão dos documentos produzidos, recebidos e/ou acumulados pelo Poder Executivo Municipal, bem como dos documentos privados considerados de interesse público e social sob sua custódia, visando o acesso à informação.

Sua origem enquanto “Arquivo Histórico Municipal de Joinville” ocorreu em uma sala da Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin. Em 18 de julho de 1986, foi inaugurado o atual prédio, construído especificamente para ser um arquivo, fruto de um convênio com o governo da República Federal da Alemanha e Prefeitura Municipal de Joinville.

Em 2015, por meio da Lei Municipal n° 7.992/2015, teve sua denominação alterada para Arquivo Histórico de Joinville e sua política de acervo redefinida.

Localização

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