UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Feira da Educação de Jovens e Adultos começa com bom público

Apresentações culturais, serviços gratuitos e exposição fazem parte da programação

Dezenas de pessoas já aguardavam quando as portas da Sociedade Ginástica de Joinville se abriram para a Feira da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que iniciou nesta terça-feira, às 15 horas. Em sua segunda edição, a feira se estende até quarta-feira (23/10) e a organização espera a visita de pelo menos 10 mil pessoas, principalmente de alunos e familiares. O EJA é destinado a jovens e adultos acima de 15 anos que ainda não completaram o ensino fundamental.

A abertura oficial da feira está marcada para esta terça-feira, às 19h30, mas as atividades culturais, a exposição e os serviços oferecidos para a comunidade atraíram bom público durante toda a tarde e ficarão disponíveis para o público até as 21 horas. “O carro chefe aqui é o corte de cabelo gratuito”, disse Cristina do Amaral Nogueira, gerente de ensino da Fundação Albano Schmidt (Fundamas). Uma equipe completa da fundação ficará à disposição da comunidade nos dois dias de feira.

Com o tema “Conhecendo a Vida, os Saberes e as Oportunidades” a feira lotou as dependências da Sociedade Ginástica com 26 estandes que apresentavam painéis, trabalhos de artesanato, cartazes, empresas e escolas, maquetes produzidas em sala de aula sobre trânsito, caráter, campanhas anticorrupção, mostra de profissões, massagem terapêutica, entre outros. Em salas separadas, serviços eram oferecidos gratuitamente, como corte de cabelo e confecção de documentos (CPF e Carteira de Trabalho).

Cecília de Almeida era uma das que observavam atentas cada detalhe dos trabalhos em exposição. Ela já passou pelo EJA há dois anos e hoje veio junto com o filho para matar as saudades do tempo de sala de aula. “Foi um período muito bom, que traz boas lembranças”, disse sem disfarçar a emoção.

O evento da Secretaria de Educação tem a parceria de 34 entidades municipais e particulares envolvidas com o ensino fundamental, médio e superior no município. O objetivo é divulgar aos estudantes e para a comunidade as possibilidades nos campos do conhecimento e profissional, com a meta de que seja repetido anualmente. As aulas do EJA são realizadas em 25 escolas do município. Em 2012, foram formados, aproximadamente, 850 alunos na Educação de Jovens e Adultos.

Serviço:
2ª Feira da Educação de Jovens e Adultos