UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Definido calendário escolar de Joinville para 2012

Aulas nas escolas e CEIs municipais começam no dia 6 de fevereiro

O calendário escolar para 2012 foi definido pela Secretaria de Educação de Joinville. No próximo ano as aulas nas escolas e CEIs municipais vão começar na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e vão terminar no dia 14 de dezembro. Os alunos que alcançarem a média já poderão aproveitar as férias a partir do dia 7 de dezembro.

Os professores da rede municipal terão 43 dias de férias até o início do ano letivo de 2012 que, para eles, começa no dia 1 de fevereiro, quando são realizadas as reuniões de planejamento com os demais colegas de escola. O recesso de julho - 10 dias sem aula -também está garantido para os professores e alunos. O plantão dos CEIs também está garantido com atendimento entre os dias 9 e 27 de janeiro, onde vão trabalhar apenas os professores que não têm férias vencidas.

O calendário proposto pela Secretaria de Educação foi aprovado sem ressalvas por quase 90% dos professores. No início de novembro todas as unidades de ensino receberam uma proposta inicial de calendário e durante o mês foram colhidas sugestões de melhorias. O calendário final prevê oito encontros para reunião pedagógica durante o ano e um sábado reservado para o Dia da Família na escola, onde cada unidade pode optar por realizar o encontro no mês de maio, na véspera do Dia das Mães, ou em agosto, na véspera do Dia dos Pais.

"Temos o compromisso assumido com os professores e com a sociedade de construir um calendário democrático e estamos cumprindo o que foi acordado", explica o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes. Ele destaca também que, independente das contribuições acatadas, por uma questão legal o calendário escolar precisa contemplar 200 dias letivos com 800 horas/aula.

"Outra preocupação que tivemos foi de garantir o recesso integral de julho e as emendas dos feriados e dos pontos facultativos", destaca Marquinhos. No recesso de julho os CEIs vão funcionar em regime de plantão para atender as famílias que necessitam de atendimento.

Em virtude das particularidades do calendário da Educação Infantil, como os plantões nos pontos facultativos e a não exigência de cumprir dos 200 dias letivos, a Secretaria de Educação elaborou um calendário diferenciado para os CEIs - Centros de Educação Infantil.

O calendário escolar 2012 pode ser baixado no site da Secretaria de Educação no
endereço www.cidadedoslivros.com.

Destaques do calendário escolar 2012
01/Fev - Início do ano letivo para professores