UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Obras do novo Mirante do Parque Morro do Boa Vista começam nesta semana

Entrega da ordem de serviço foi na manhã desta terça-feira (15/10)

A demolição do antigo mirante, que durante décadas foi o símbolo do principal ponto turístico de Joinville, será a primeira ação da construtora encarregada da obra do novo Mirante do Parque Morro do Boa Vista, na região central da cidade.

A Planecon, de São José-SC, pretende iniciar as obras ainda nesta semana depois de receber a ordem de serviço do prefeito Udo Döhler, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (15/10), na sede da Prefeitura.

A obra, com previsão de conclusão de oito meses, terá um investimento de R$ 2.996.537,17 - recursos do Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Representa a reestruturação completa do principal ponto turístico da cidade. A nova plataforma de contemplação, com vista para todas as faces da cidade, terá capacidade para até 40 pessoas. Também será construído um outro mirante, denominado de janela, com vista para a área central e para a Serra do Mar.

Em sua fala, o prefeito Udo Döhler disse que Joinville é uma cidade onde se leva o turismo muito a sério. E citou algumas das ações iniciadas na atual gestão, como as obras do Parque Porta do Mar, a reestruturação do turismo rural, o apoio à Festa das Flores e o incentivo à cultura popular. “Até o final do nosso governo ainda teremos um grande parque, o Parque Municipal Rolf Colin, com capacidade para atender até 25 mil pessoas. A área será entre a Rodovia do Arroz e o bairro Morro do Meio”, adiantou Döhler.

O presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira, e o presidente do IPPUJ, Waldimir Constante, destacaram a preocupação da Prefeitura de recuperar equipamentos turísticos e de fazer com que os projetos desta área efetivamente saiam do papel.

Na mesma cerimônia foi oficializada a composição do Conselho Municipal do Turismo (Comtur) para o período de 2013-2015. A presidente será Rosicler Dedekind, representante da Ajorpeme.

O novo Mirante

De acordo com o projeto da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável (IPPUJ), o projeto do novo mirante contempla as seguintes obras:
- construção do novo mirante com elevador e grande plataforma de contemplação
- construção de um mirante chamado “janela” voltado para o centro da cidade e para a serra do mar
- conclusão da trilha elevada que contorna o topo do morro entre a vegetação e faz o acesso para a “janela”
- construção de sanitários, lanchonete e salas de apoio ao turista
- reurbanização das áreas do entorno do mirante com complementação dos passeios da rua Guilherme Rau.