UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Fundação Cultural promove oficina para edital da Copa do Mundo 2014

Os produtores e artistas interessados em participar do edital Concurso Cultura 2014, do Ministério da Cultura, terão um importante reforço para a elaboração de seus projetos. Na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 19 horas, a Regional Sul do MinC, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville, promove oficina gratuita de capacitação.

É direcionada a interessados em participação no edital que reserva R$ 19 milhões para cerca de 200 trabalhos artístico-culturais, que promovam a cultura brasileira, no período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O encontro será na sala 8 do Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen.

Lançado no último dia 8 de agosto, o edital denominado "Concurso Cultura 2014" premiará, pelo menos, 206 projetos que estejam dentro de um dos quatro eixos do pilar 'Conteúdos Culturais' (Ver abaixo).

Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção, composta por 40 pessoas. Fazem parte representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), das Secretarias de Cultura das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).

Os interessados em participar do edital tem até o dia 23 de setembro deste ano para fazer sua inscrição. O procedimento deverá ser feito exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível no site do Ministério da Cultura.

* O quatro eixos do pilar 'Conteúdos Culturais' são:

- Brasil Audiovisual: que promoverá a produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção.

- Brasil Criativo: que engloba conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local e linguagens ligadas a economia criativa.

- Brasil Diverso: que prevê projetos que manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro.

- Brasil das Artes dirigido para exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.

INTERCÂMBIO COM AS ARTES
No intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado, o concurso prevê ainda a circulação de exibições. Por exemplo, o projeto selecionado no Acre se apresentará no Recife (PE); do Amazonas em Belo Horizonte (MG); do Piauí em Porto Alegre (RS); do Alagoas em Curitiba (PR); do Rio Grande do Sul em Natal (RN); do Sergipe em Brasília (DF); de Mato Grosso do Sul no Rio de Janeiro (RJ); do Espírito Santo em Manaus (AM); do Paraná em Salvador (BA); do Tocantins em São Paulo (SP); e da Paraíba em Cuiabá (MT).

Serviço:
Oficina de Informação para o Edital do MINC para a Copa do Mundo 2014