UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Secretaria de Educação de Joinville lança Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

403 professores da rede municipal receberão cursos de formação continuada

Garantir a alfabetização e letramento a todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental. Este é o objetivo do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e cujas metas passarão a fazer parte da rede municipal de ensino a partir deste ano. 403 professores dos 1º, 2º e 3º anos irão participar da primeira etapa do projeto, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira (22), às 19h30, no Teatro Juarez Machado.

O PNAIC foi lançado no final de 2012, mas somente em fevereiro deste ano uma Medida Provisória garantiu sua viabilidade. Em Joinville, as ações serão voltadas para a formação de professores da rede municipal para avançar nos desafios da alfabetização e do letramento.

Cinco escolas-pólo receberão os docentes para as atividades. Os participantes frequentarão um curso de 120 horas, entre atividades presenciais e à distância. Neste ano, a ênfase será em linguagem. Em 2014 será em matemática. Segundo o documento do MEC, além dos professores, materiais pedagógicos e referências curriculares também são alvo do PNAIC.

A professora Tânia Aparecida de Souza Benvenutti é uma das participantes do PNAIC. Emocionada, ela qualifica a alfabetização como um “processo mágico” e comemora seu êxito. “No ano passado, todos os alunos do 1º ano saíram sabendo ler”, afirma. Ela leciona na Escola Municipal Pastor Hans Muller e tem feito uso de música e histórias na sua prática pedagógica. “Nós temos que nos aproximar da realidade das crianças para que o processo faça sentido”, comenta.

As fábulas e parlendas também proporcionam o encantamento necessário para que a criança conclua o processo de alfabetização e letramento. As estratégias são utilizadas pela professora Adriana Rafaela Corrente Pereira, da Escola Municipal Lacy Flores. “O mundo das palavras faz parte da vida deles o tempo todo. É com isso que trabalhamos para que a aprendizagem seja significativa”, reforça.

Tânia e Adriana farão parte do cerimonial do evento de lançamento do PNAIC. Elas gravaram um depoimento em vídeo destacando a importância da condução deste processo de encantamento para as crianças que mergulham no mundo das letras. “A alfabetização e letramento é um processo importante, que deve ser conduzido com muita responsabilidade. Investir na formação continuada dos alfabetizadores é meta essencial”, destaca o secretário de Educação, Roque Antonio Mattei.

Sobre o PNAIC em Joinville:

403 professores participantes

5 escolas – pólo
Anita Garibaldi
Hans Muller
Virgínia Soares
Anna Maria Harger
Geraldo Wetzel
120 horas de curso em 2013

Objetivos da capacitação:

1. Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, com aprofundamento de estudos;
2.

Aprofundar a compreensão sobre o currículo, nas áreas da leitura, da escrita e da matemática;
3. Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização;
4. Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento.