UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

As melhores escolas de Santa Catarina na avaliação do IDEB são da rede municipal de Joinville

Avaliação do Ministério da Educação foi divulgada nesta terça-feira (14/08)

As escolas que conquistaram as melhores notas no IDEB 2011 em Santa Catarina, conforme divulgado nesta terça-feira (14/08) pelo Ministério da Educação, são da Rede Municipal da Prefeitura de Joinville.

A Escola Municipal Adolpho Bartsch conquistou a melhor média nas séries iniciais, com 7,9. Já a Escola Municipal Pastor Hans Müller teve a melhor nota nas séries finais, com 6,6.

Entre as dez melhores notas estaduais nos primeiros anos do ensino fundamental, o ranking catarinense ainda conta com outras três escolas da rede municipal de Joinville - Castelo Branco, Carlos Heinz Funk e Pedro Ivo Campos.

A Escola Municipal Pastor Hans Muller teve índice 6,6 e ficou em 29° lugar no ranking nacional. A instituição obteve o mesmo índice em 2009 e em 2007, mas a média foi de 6,1.

A secretária municipal de Educação, Vanessa Rosa, disse que as notas das escolas de Joinville representam os resultados das medidas tomadas pelo governo desde o início da gestão.
Ela citou as seguintes ações:
Diminuição do número de alunos em sala;
20% de hora atividade paga aos professores, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos;
Investimento na formação dos professores, por meio de parcerias com as Universidades da Região e principalmente por meio do GESTAR, programa do governo federal destinado a formação de professores;
Salas de Recursos Multifuncionais;
Salas de Apoio Pedagógico;
Auxiliares de Educador para praticamente todas as crianças com algum tipo de deficiência;
Merenda diferenciada para crianças com intolerância a lactose, crianças com diabete e com intolerância ao gluten;
Avaliação trimestral;
Pagamento do décimo quarto salário;
Horário de trabalho que permite ao professor trabalhar as 40hs na mesma escola, evitando deslocamentos de uma escola para outra;
Pagamento de bolsas de especialização, mestrado e doutorado aos professores;

Saiba Mais:
O índice foi criado em 2005, quando se estabeleceram as metas. O objetivo do País é chegar a 2021 com índice 6,0, nos anos iniciais, 5,5, nos anos finais, e 5,2, no ensino médio, próximo ao nível dos países desenvolvidos.

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª série/9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.


Escola Município IDEB Ranking nacional
Escola Municipal Pastor Hans Muller Joinville 6,6 29
Escola Municipal Presidente Castello Branco Joinville 6,2 86
Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke Joinville 6,2 87
Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos Joinville 6,2 88

Outras Fotos