UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

As melhores escolas de Santa Catarina na avaliação do IDEB são da rede municipal de Joinville

Avaliação do Ministério da Educação foi divulgada nesta terça-feira (14/08)

As escolas que conquistaram as melhores notas no IDEB 2011 em Santa Catarina, conforme divulgado nesta terça-feira (14/08) pelo Ministério da Educação, são da Rede Municipal da Prefeitura de Joinville.

A Escola Municipal Adolpho Bartsch conquistou a melhor média nas séries iniciais, com 7,9. Já a Escola Municipal Pastor Hans Müller teve a melhor nota nas séries finais, com 6,6.

Entre as dez melhores notas estaduais nos primeiros anos do ensino fundamental, o ranking catarinense ainda conta com outras três escolas da rede municipal de Joinville - Castelo Branco, Carlos Heinz Funk e Pedro Ivo Campos.

A Escola Municipal Pastor Hans Muller teve índice 6,6 e ficou em 29° lugar no ranking nacional. A instituição obteve o mesmo índice em 2009 e em 2007, mas a média foi de 6,1.

A secretária municipal de Educação, Vanessa Rosa, disse que as notas das escolas de Joinville representam os resultados das medidas tomadas pelo governo desde o início da gestão.
Ela citou as seguintes ações:
Diminuição do número de alunos em sala;
20% de hora atividade paga aos professores, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos;
Investimento na formação dos professores, por meio de parcerias com as Universidades da Região e principalmente por meio do GESTAR, programa do governo federal destinado a formação de professores;
Salas de Recursos Multifuncionais;
Salas de Apoio Pedagógico;
Auxiliares de Educador para praticamente todas as crianças com algum tipo de deficiência;
Merenda diferenciada para crianças com intolerância a lactose, crianças com diabete e com intolerância ao gluten;
Avaliação trimestral;
Pagamento do décimo quarto salário;
Horário de trabalho que permite ao professor trabalhar as 40hs na mesma escola, evitando deslocamentos de uma escola para outra;
Pagamento de bolsas de especialização, mestrado e doutorado aos professores;

Saiba Mais:
O índice foi criado em 2005, quando se estabeleceram as metas. O objetivo do País é chegar a 2021 com índice 6,0, nos anos iniciais, 5,5, nos anos finais, e 5,2, no ensino médio, próximo ao nível dos países desenvolvidos.

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª série/9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.

Escola Município IDEB Ranking nacional
Escola Municipal Pastor Hans Muller Joinville 6,6 29