UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Cadastro do Cartão SUS pode ser feito pela internet

A partir desta quarta-feira (7/3), os moradores de Joinville já podem fazer o Cartão SUS pela internet. O cadastramento está disponível pela página da Prefeitura de Joinville -www.joinville.sc.gov.br - e da Secretaria Municipal da Saúde - www.saudejoinville.sc.gov.br. O cadastro online é uma forma rápida e fácil de fazer o cartão, sem precisar sair de casa.

De acordo com o banco de dados da Secretaria Municipal da Saúde, 290.270 joinvilenses já possuem o Cartão SUS. A meta do governo federal é que todos os brasileiros tenham o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o número do documento até 2014. O objetivo é que o histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em um única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde. O Cartão SUS é obrigatório inclusive para quem possui plano de saúde.

Para fazer o cadastro online, siga as instruções abaixo:

PASSO A PASSO:

Para retirar seu número do Cartão SUS, acesse a página da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br) ou da Secretaria Municipal da Saúde (www.saudejoinville.sc.gov.br). Na página da Prefeitura, clique no ícone "Cidadão" e escolha a opção "Cartão SUS". Na página da Secretaria da Saúde, vá para a barra "Serviços" e clique em "Obter Cartão SUS".

Preencha o nome completo e a data de nascimento e clique em "Pesquisar". Caso você já possua cadastro no SUS, irá aparecer ao lado do seu nome a opção "Visualizar". É só clicar e imprimir o seu Cartão do SUS.

Caso não esteja cadastrado, irá aparecer a informação "Usuário Não Cadastrado - Solicitar Cartão". Nesta forma, clique sobre a informação e preencha todos os dados solicitados. Em 72 horas, a Secretaria Municipal da Saúde lhe enviará o número do seu Cartão Nacional de Saúde (CNS). Ao acessar novamente o mesmo caminho, ele estará disponível para impressão. Imprima seu cartão e guarde-o.

OBS: O usuário que tem exames, cirurgia ou internação agendados para os próximos dias, precisa retirar imediatamente o número do cartão SUS.

OUTRAS FORMAS DE CADASTRO

O usuário que não tem acesso a internet pode retirar o cartão na sede da Secretaria Municipal da Saúde, na rua Araranguá, 397, no bairro América, das 7h às 18h. É preciso apresentar a Carteira de Identidade ou a Certidão de Nascimento e/ou Casamento e um comprovante de residência.

Outra forma é comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência e solicitar o cadastro do Cartão SUS.

Outras informações:
Secretaria Municipal da Saúde