UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Motoristas que desrespeitarem faixa exclusiva de ônibus serão multados

Nessa segunda-feira (5/3), o decreto municipal nº 18.514 que se refere à circulação de outros veículos em corredor exclusivo de ônibus completou três meses. Durante este período, já foram registrados alguns acidentes nestes corredores em virtude do desrespeito à sinalização.

Segundo o gerente da Unidade de Transportes de Vias Públicas da Seinfra, Marcos Miranda, as infrações já estão sendo punidas com multas pelos agentes da Conurb. "Alguns motoristas desatentos estão infringindo a lei, ignorando a sinalização, trafegando em local proibido e colocando em risco sua vida e de outras pessoas", observa.

Os casos mais frequentes têm ocorrido na faixas exclusivas de ônibus especialmente nas ruas Santo Agostinho e 9 de março, onde o trajeto é percorrido na contramão das demais faixas. As duas ruas citadas têm sinalização de solo e placas indicativas para alertar os motoristas. "Muitas pessoas têm pressa e utilizam estas faixas exclusivas para encurtar caminho. Com isso, acabam provocando acidentes", diz Miranda.

O gerente ainda esclarece que de acordo com o decreto municipal "nas faixas exclusivas para ônibus, implantadas no sentido contrário ao fluxo das demais faixas da via, não é permitida a circulação de táxis, vans, ambulâncias e outros veículos oficiais". As cooperativas de transportes que trabalham com vans e transporte de escolares, além dos taxistas e mototaxistas, também foram alertadas.