UPM: R$ 217,71 » ABR | 2014
UPM Seguinte: R$ 219,72 » MAI | 2014

Joinville já iniciou o cadastro do Cartão SUS

A Secretaria Municipal da Saúde começou, nesta quinta-feira (1º/3), a cadastrar os moradores de Joinville que ainda não possuem o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou Cartão SUS. O cadastro está sendo feito na sede da secretaria, na rua Araranguá, 397, no bairro América, das 7h às 18h. No primeiro dia de atendimento, mais de 300 números foram gerados.

Para realizar o cadastro e receber o número (gerado pelo Ministério da Saúde), é preciso apresentar a Carteira de Identidade ou a Certidão de Nascimento junto com o comprovante de residência. Mesmo quem já tenha o cartão do posto de saúde onde é atendido deverá se dirigir à Secretaria da Saúde para retirar o número do Cartão SUS.

Apenas em Pirabeiraba o cadastro está descentralizado. Os moradores da região podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência (Unidades Pirabeiraba, Rio da Prata, Rio Bonito ou Canela) para fazer o cartão. "Agora, quem nunca utilizou uma unidade de saúde pública deve se dirigir até o posto de saúde mais próximo de sua residência e fazer um cadastro prévio. Após isso, deve vir até a secretaria para receber o número do cartão SUS", explicou Mario Brückheimer, coordenador da área de cadastramento da Secretaria Municipal da Saúde.

Para dar maior agilidade e conforto, a secretaria está desenvolvendo uma forma de realizar o cadastro via internet. A ideia é disponibilizar um link no site da Prefeitura de Joinville (www.joinville.sc.gov.br) e da Secretaria da Saúde (www.saudejoinville.sc.gov.br) onde a pessoa irá preencher as informações para o cartão e, após alguns dias, irá receber o número do SUS por e-mail. O programa está em fase de teste e deve entrar em funcionamento nos próximos dias.

Com a determinação do Ministério da Saúde, a partir desta quinta-feira (1º/3), qualquer pessoa que precisar de atendimento considerado de média e alta complexidade, como internações, transplantes, quimioterapia, hemodiálise, entre outros, precisará apresentar o número do cartão SUS. A partir de junho, a obrigatoriedade passa a valer para todos os atendimentos em saúde.

O objetivo do cartão SUS é que um histórico dos atendimentos prestados ao paciente esteja registrado em um única base nacional de dados, permitindo o acesso a estas informações por qualquer unidade de saúde.

Contato imprensa:

Indianara Jacomini